Ao lado da CEO da Techsocial, Fernanda Delbone, e o especialista em Direito Digital, Matheus Oliveira, eles falaram sobre a relevância da IA e de novas tecnologias para a modernização da indústria
BS COMUNICAÇÃO | Assessoria de Imprensa Expominério 2024
O CEO da Ourominas, Juarez de Oliveira e Silva Filho, compartilhou o entusiasmo com as inovações apresentadas no painel “Mineração, Tecnologia e Inteligência Artificial”, durante a 2ª Expominério, que segue até sábado (09.11), no Centro de Eventos do Pantanal. Ao lado da CEO da Techsocial, Fernanda Delbone, e o especialista em Direito Digital, Matheus Oliveira, eles falaram sobre a relevância da IA e de novas tecnologias para a modernização da indústria.
“O painel sobre inteligência artificial foi espetacular. Esse tema está presente em todos os setores, inclusive na mineração. A IA tem sido útil na resolução de problemas, inclusive em processos judiciais. Hoje, em muitos casos, quem acaba dando a solução é a inteligência artificial”, completou. Ele acredita que, embora a IA tenha grande potencial para otimizar operações, é necessário cautela no seu uso.
A tecnologia de separação desenvolvida pela Ourominas foi um dos destaques do painel. Juarez explicou o funcionamento de seu equipamento ao comparar o processo de separação de metais à dissolução de diferentes tipos de açúcar: o açúcar fino se dissolve rapidamente, enquanto o grosso leva mais tempo.
“Meu equipamento separa o material grosso e o entrega direto ao cliente, o que agiliza a produção e torna o processo mais eficiente”, detalhou. A nova tecnologia atraiu o interesse de participantes internacionais, inclusive de investidores do Peru, demonstrando o impacto e a relevância do produto no setor.
Além da tecnologia e inovação, Juarez enfatizou a importância da união entre os profissionais da mineração para enfrentar desafios comuns.
“Um amigo me disse que um pássaro fora do bando é facilmente capturado por predadores. Na mineração, estamos nos juntando cada vez mais para questionar, nos proteger e fortalecer o setor”, explicou.
Sobre a Expominério 2024
A Expominério 2024 segue com programação até sábado (09.11), com horário para visitação das 8h às 20h, no Centro de Eventos do Pantanal, além de palestras e cursos. O evento conta com o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.
O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.