Dois dos organizadores da Expominério em Mato Grosso, Pâmela Alegria e Humberto Oliveira, participaram na última semana do evento “Prospectors & Developers Association Of Canadá” – PDAC. Trata-se do maior e mais importante evento global da indústria de mineração e exploração mineral, realizado anualmente em Toronto, Canadá.
Eles estiveram acompanhado do advogado Bruno Alegria, do escritório Ferreira e Alegria Advogados e, juntos, apresentaram a Expominério, o maior evento de mineração do Centro-Oeste. O escritório advocatício se destacou como o único de Mato Grosso associado à Câmara de Comércio Brasil-Canadá. A participação da comitiva de Mato Grosso no PDAC teve como objetivo atrair investimentos canadenses para mineradores mato-grossenses.
Durante os dias de evento, os três profissionais fortaleceram sua rede de contatos, promoveram o potencial mineral de Mato Grosso e discutiram temas fundamentais para o futuro do setor. A Dra. Pâmela Alegria teve papel de destaque ao levantar a bandeira da participação feminina na mineração, sustentabilidade e boas práticas para o desenvolvimento do setor mineral.
“Participar do PDAC em Toronto é essencial para quem atua na indústria mineral e buscar estar atualizado sobre as principais tendências, estabelecer contatos estratégicos e identificar novas oportunidades de negócios no mercado global da mineração”, afirmou Pâmela.
Para Humberto, o ano de 2025 começou com grandes perspectivas para a mineração de Mato Grosso. “Nossa missão no PDAC foi um sucesso, garantindo avanços significativos na internacionalização da Expominério e atraindo novas oportunidades para a prospecção de empresas internacionais na edição 2025, que acontece de 26 a 28 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá”, destacou Humberto Oliveira, um dos organizadores da Expominério MT.
A importância do PDAC para o setor mineral
O PDAC é um evento essencial para profissionais, empresas, investidores e representantes governamentais interessados em mineração e exploração mineral. Entre os principais benefícios de participar do evento, destacam-se:
• Networking estratégico: O evento é uma oportunidade única para estabelecer relações com executivos, geólogos, investidores e representantes governamentais do mundo todo.
• Acesso a novas oportunidades: Empresas de mineração apresentam seus projetos a investidores interessados em financiar iniciativas promissoras.
• Atualização sobre tendências e inovações: Palestras, painéis e workshops abordam inovações tecnológicas, regulamentações ambientais e boas práticas na mineração.
• Visibilidade para empresas e países: Diversos países usam o evento para atrair investimentos para seus setores de mineração.
• Discussões sobre sustentabilidade e ESG: Temas como responsabilidade ambiental, social e de governança são centrais no evento.
Para a comitiva de Mato Grosso, a participação no PDAC representa mais um passo rumo à expansão internacional da mineração mato-grossense, consolidando o estado como um polo estratégico para investimentos no setor mineral.