Expominério destaca oportunidades ao pequeno minerador para exportação e inovação na comercialização de ouro

Com o objetivo de romper essa barreira, a Alfa Minerals desenvolveu soluções que levam práticas e conhecimentos das grandes mineradoras ao pequeno minerador

BS COMUNICAÇÃO | Assessoria de Imprensa Expominério 2024

O CEO da Alfa Minerals, Maurício Gaioti, ressaltou as oportunidades e o potencial de crescimento do pequeno minerador no mercado internacional de ouro. Ele foi um dos debatedores do painel “O Novo Horizonte do Mercado do Ouro: Evolução, Gestão e Exportação”, na 2ª Expominério, na manhã de sexta-feira (08.11).

Ele destacou que a estruturação adequada e acesso à informação, é possível aos pequenos empreendedores maximizar seus ganhos e alcançar segurança jurídica em exportações. Ao lado dele, também participaram das discussões o doutor em Geologia, Carlos José Fernandes, e o CEO da Ourinho, Rômulo Gimenes.

“Eu gostei muito da participação do geólogo, do Carlos também, porque ele trouxe a realidade do que é ele sair de garimpo para mineração, e que sim é possível, assim como o Romulo que tá aqui pela Ourinhos também, que é um representante de familiares que tem mineração aqui dentro do estado e que passaram por essa transição e hoje estão tendo resultado de fato com essa comercialização”.

Segundo Gaioti, muitos pequenos mineradores esbarram em desafios de gestão e planejamento tributário, limitando seu potencial de crescimento. Com o objetivo de romper essa barreira, a Alfa Minerals desenvolveu soluções que levam práticas e conhecimentos das grandes mineradoras ao pequeno minerador, proporcionando acesso ao mercado internacional, refinamento de qualidade e pagamento seguro pela exportação do ouro.

“Desde que entrei no ramo, percebo a limitação do garimpeiro, que investe coragem e esforço, mas que acaba tendo o negócio comprometido por falta de conhecimento em aspectos de gestão. Eu acho que essa inovação é disruptiva, porque era uma informação velada que ninguém falava sobre”, explicou.

O CEO da Alfa Minerals também destacou a importância da Expominério e disse que pela necessidade de um evento como esse, a empresa é um dos patrocinadores diamante.

“Eventos como esse são fundamentais, pois reúnem governo, empresas e associações em torno de uma mesma causa. Somente através da união e da educação é que o mercado pode alcançar um novo patamar, especialmente para os pequenos mineradores”, finalizou.

Sobre a Expominério 2024

A Expominério 2024 segue com programação até sábado (09.11), com horário para visitação das 8h às 20h, no Centro de Eventos do Pantanal, além de palestras e cursos. O evento conta com o patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.

O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.

Compartilhe a postagem:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Postagens relacionadas

en_USEnglish