Aura Apoena retoma projeto Lavrinha após soluções geotécnicas inovadoras

Fernanda destacou os desafios e soluções que permitiram a operação segura do projeto

BS COMUNICAÇÃO | Assessoria de Imprensa Expominério 2024

A geóloga e geotécnica Fernanda Carvalho, da mineradora Aura Apoena , apresentou um estudo de caso que detalha a retomada e a viabilização do Projeto Lavrinha, um empreendimento que ficou paralisado por anos devido a problemas geotécnicos. Em sua apresentação, no último dia da 2ª Expominério, no sábado (09.11), Fernanda destacou os desafios e soluções que permitiram a operação segura do projeto, trazendo uma análise aprofundada sobre o trabalho de estabilização realizado no local.

O Projeto Lavrinha enfrentava uma instabilidade em uma de suas rampas principais, o que impedia o acesso seguro ao minério.

“Nós tivemos uma instabilidade em escala de interrampa, que inviabilizou o uso de uma rampa essencial para o acesso ao pit”, explicou Fernanda. Segundo ela, o solo na região é composto por materiais de baixa resistência, o que provocava o deslizamento dos taludes e impedia a continuidade das operações.

Para superar o problema, a Aura Apoena recorreu, no ano passado, a uma consultoria especializada em Denver, Estados Unidos, que auxiliou a empresa na busca por soluções de estabilização geotécnica.

“Realizamos estudos minuciosos com o apoio da consultoria para identificar os pontos críticos que precisavam ser tratados, a fim de tornar viável a extração com segurança”, detalhou a geóloga.

Após a implementação das recomendações e estabilizações, o projeto foi retomado no início deste ano e, segundo Fernanda, as operações estão agora “extremamente estáveis”. Essa retomada permitiu que a empresa prosseguisse com a extração de ouro de forma segura, alcançando as metas planejadas.

Sobre a Expominério 2024

A Expominério 2024 teve patrocínio oficial do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Companhia de Mineração de Mato Grosso (Metamat). Também tem patrocínio da Alpha Minerals e da Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso (Fecomin), Azevedo Sette Advogados, Nexa, Keystone, Aura Apoena, Rio Cabaçal Mineração, Ero Brasil Xavantina e Fomentas Mining Company.

O evento conta com apoio institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Grupo de Trabalho da Mineração da ALMT, Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM), Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), Núcleo de Mineração da USP (Nap.Mineração), Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Abrasel.

Compartilhe a postagem:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Postagens relacionadas

pt_BRPortuguese